Terminou neste domingo (16), o Troféu Brasil de Ginástica Artística 2023, realizado em Aracaju, capital do Sergipe, competição que abriu oficialmente a temporada nacional da modalidade. O destaque foi a curitibana Julia Soares, que venceu na trave e no solo, na competição disputada no Ginásio Constâncio Vieira. O primeiro ouro da ginasta do Cegin veio na disputa da trave, completando uma apresentação de alto nível com nota 13.100. Lorrane Oliveira (Flamengo), com 12.300, e a jovem Rafael Oliva, do Grêmio Náutico União (12.133), completaram o pódio.
Depois, Julia foi a melhor no solo e garantiu o título com a nota 13.067. “Fiquei muito feliz com os meus resultados de hoje. Na trave, fiz uma série melhor, mais limpa. No solo, cometi alguns erros, acho que vim com muita explosão e acabei dando um passo pra fora. No final, acho que esses resultados fizeram transparecer o meu trabalho e o da minha equipe. E quero agradecer o apoio do público, que vibrou muito e estava sensacional”, destacou.
Do Cegin, de Curitiba, além de Julia, Carolyne Pedro conquistou a prata na final das paralelas assimétricas. Já Josiany Calixto se classificou para as finais de paralelas assimétricas e solo, ficando em quarto e sexto lugar, respectativamente. A treinadora Iryna Ilyashenko acompanhou as ginastas na competição.
O Centro de Excelência em Ginástica do Paraná (Cegin) tem apoio da Prefeitura de Curitiba, do Governo Estadual do Paraná, Sanepar, Compagas, Celepar, Neodent, Nichele e Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.